Trabalhar em casa com marketing digital funciona?

Trabalhar em casa com marketing digital funciona?

⦁ Marketing Digital e Tradicional

Por muitas vezes concordei que ambos eram a mesma coisa, mas existem algumas diferenças entre um e outro. Cheguei a uma humilde conclusão e de acordo com outros profissionais da área, que há diferença entre ambos.

Um profissional de marketing digital necessariamente não atinge resultados satisfatórios em relação a um empreendimento físico, tal como atingiria em um empreendimento digital.

Uma diferença como exemplo:

Marketing Digital

Com o marketing digital conseguimos rastrear o tráfego de forma acelerada e precisa através de ferramentas gratuitas e online. Com isso podemos também traçar estratégias aceleradas para gerar algum tipo de resultado.

Podemos precisar através dos ICDs as métricas que nos ajuda a melhorar o ROI por exemplo.

Quantas pessoas acessam nosso site, quantas convertemos em leads e quantas convertemos em clientes, de onde está vindo esse tráfego e etc.

Marketing Tradicional

Agora vamos para o mundo físico, imaginamos um supermercado, quão difícil seria medir a o fluxo de pessoas que acessam o estabelecimento, quais as características de cada um, quais as intenções de compra, de onde vieram, isso tudo fica mais difícil.

A dificuldade em traçar estratégias aceleradas para o mundo físico ao meu ver se torna muito mais complexa, com todo o conhecimento que tenho adquirido em marketing digital, não ousaria traçar estratégias para um empreendimento físico, a não ser que levasse ele para a internet.

Essa simples diferença que apresentei, já dá para separar um do outro, diria que o maior elo que quebra essa união são as ferramentas que utilizamos para mensurar resultados. Mas essa é minha humilde opinião, eu recomendo que você se aprofunde mais no assunto.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Trabalhar em casa e online é possível?

Hoje as coisas mudaram, com o avanço da tecnologia, internet e o aumento dos produtos de informações, diria que é muito possível trabalhar em casa e online.

Existem muitas oportunidades de mercado, mas isso pode ser um obstáculo para quem está começando, tem muitos empreendedores iniciantes que dão tiro para todos os lados. Aparece uma oportunidade ele corre para lá, não mantém o foco e já quer abraçar outro caminho, aqui dá mais dinheiro, acho que lá vou ter melhor resultado e não chega a lugar algum.

Eu mesmo já passei por isso e não culpo ninguém por essa atitude, a grande gama de informações também pode ser outro obstáculo, isso pode acabar atrapalhando.

E como resolver isso?

Dica: Procure um modelo de negócio que já gera resultados comprovados e replique ele em seu negócio online, mantenha o foco e constância, além da qualidade em tudo que você venha produzir ou apresentar como solução.

Quando eu comecei a trabalhar em casa e online, comecei criando e vendendo um curso sobre modelagem 3d no 3ds Max, vendi no Mercado Livre, naquela época eu notei que era possível trabalhar em casa e viver da internet.

Mas as dificuldades que enfrentei no caminho foram muitas, isso porque eu não seguia modelo nenhum de negócio, queria fazer tudo por minha conta, no mais pura achismo, tive alguns resultados, mas nada constante e que pudesse manter minha vida 100% através da internet.

trabalhar em casa
Image by Abdul Rehman from Pixabay 

Penei por anos, investi em muitos treinamentos até entender o que realmente funcionava, passei a manter o foco e replicar o que já havia gerado resultado para outros empreendedores e a engrenagem começou a funcionar.

Mesmo que seja possível e é, trabalhar em casa pela internet, você precisa de um mindset preparado e um modelo de negócio testado, depois é trabalho e constância, mantendo os pilares de seu negócio, sem ficar pulando de galho em galho.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Preciso ser expert em marketing digital?

Você não precisa ser um expert em marketing digital, mas é importante iniciar seu modelo de negócio estudando em conjunto o marketing digital, pois você precisará mensurar resultados e entender como fazer isso para gerar ainda mais resultados.

Hoje temos muitos profissionais de marketing digital dando informações gratuitas através da internet, recomendo que você siga um ou mais deles e comece consumindo seus conteúdos, invista em um treinamento de qualidade, que tenha um modelo de negócio definido.

Escolha um bom nicho de mercado e comece a construir o seu negócio o quanto antes, não fique procrastinando, “é melhor começar do que apenas pensar”.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Preciso investir em algum curso?

Você não precisa investir em um curso no início, existem muitas informações gratuitas e acessíveis através da internet, o único problema é que elas estão dispersas e pode consumir muito tempo precioso que você não tem e gerando resultados demorados.

Quando você investir em um treinamento de qualidade, com quem gera resultados, as chances são que você chegará ao ponto desejado muito mais rápido e com muito menos erros.

Se você já estiver nesse mercado e não está gerando resultados, então sua situação está ainda um pouco pior, mas não se preocupe, a culpa não é sua, provavelmente você recebeu uma direção contrária a que deveria seguir…

…é importante tomar cuidado com a quantidade de informação dispersa e absorvida, como eu disse anteriormente, isso pode atrapalhar, limpe sua mente, zere o que você acha que já sabe e comece novamente no caminho certo.

Relembrando: Siga um modelo de negócio que já gera resultados, acompanhando um instrutor que te guiará no passo a passo o que deverá ser feito, depois é só continuar, foco e consistência, com certeza o resultado virá, se você desistir ou parar, nunca saberá se poderia ter conseguido alcançar a vitória.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Dá para ficar rico trabalhando online?

Parece brincadeira pensar que dá para ficar rico trabalhando online, mas é verdade, já existem diversos empreendedores que faturaram milhões com seus empreendimentos digitais e ainda faturam, mas não é tão fácil como parece e não tão difícil como você possa imaginar.

Existem diversos fatores que podem levar você a atingir seu primeiro milhão online e muitos outros que podem acabar com seu sonho de trabalhar na internet. Saber qual caminho seguir em busca do tesouro é primeiramente ter em mãos o mapa do tesouro.

Aonde está esse mapa, está nas mãos de quem? Como posso ter uma cópia desse mapa, pensando assim, você iniciará uma jornada em busca do seu tesouro online, existem diversos caminhos e oportunidades, você precisa saber escolher qual seguirá. : )

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Em quanto tempo terei resultados

Essa era uma das perguntas que tive no início de meu empreendimento online, eu queria já saber com quanto tempo seria possível viver 100% da internet e essa é uma resposta muito complicada de dar, é preciso levar muitos fatores em consideração.

Exemplos a considerar:
a. Qual nicho você estará atuando
b. Qual modelo de negócio
c. Qual é a grade do seu conteúdo
d. Qual é o tamanho do seu público
e. Quanto você gasta em ads
f. Quais as métricas de compartilhamento de seus conteúdos
g. Que tipo de solução ( produto ) você está oferecendo
h. Quais são suas estratégias de marketing

Essas são algumas questões apenas, existem muito mais, tem empreendedores que conseguem grandes resultados logo no primeiro mês e outros levam anos para atingir algum resultado.

Essa resposta dependerá exclusivamente de você, depende muito de diversos fatores, mas como eu disse anteriormente e serei redundante, siga um modelo de resultado com um instrutor qualificado. : )

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Quando começar a trabalhar em casa

Comece o mais rápido possível, hoje mesmo, sem se preocupar tanto em perfeição, tudo é questão de teste, coloque em prática um modelo de negócio em um nicho específico. Quanto mais rápido você começar, mais rápido colherá frutos.

Não existe um modelo de negócio mágico e nenhuma varinha mágica que possa fazer você ficar rico da noite para o dia, isso é mentira, riqueza na internet é possível alcançar, mas com muito conhecimento e trabalho.

As coisas levam um certo tempo para começarem a gerar resultados, eu consegui varias vezes abaixo de Deus, acelerar resultados em testes com publicidade paga, pois a orgânica que você pode atingir com seu conteúdo, leva mais tempo para gerar resultados, sejam quais forem eles.

Exemplo simples:

Se você quer que um produto seu apareça para uma multidão de pessoas, com um público-alvo específico e rapidamente, pague por isso.

Imagine a quantidade de postagem diárias em redes sociais, você postará algo em um grupo ou em sua fanpage esperando algum resultado? Isso é inviável.

É preciso gerar um tráfego pago se quiser resultados mais acelerados, agora se quiser fazer com mais calma, comece com o tráfego orgânico através de sua estratégia de marketing de conteúdo, comece a gerar leads e tenha um bom funil de vendas para uma boa conversão.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Porque usar o marketing digital

Eu não consigo imaginar um negócio online sem o apoio do marketing digital, se você quer realmente trabalhar em casa através da internet, o primeiro passo é pensar no marketing digital, sem esse conjunto de ferramentas, você não conseguirá jogar o jogo.

Com o marketing digital você conseguirá rastrear e analisar suas métricas diárias ou mensais, corrigir, melhorar ou produzir o conteúdo certo e aumentar com isso o seu tráfego orgânico.

Pense no marketing digital como seu aliado, é ele quem ditará as regras de seu negócio na internet, sem ele você estará no escuro.

Exemplos:
a. Para quem produzir
b. Aonde entregar meu conteúdo
c. Qua é meu público-alvo
d. Aonde se encontra o meu público-alvo
e. Quais as métricas que devo considerar
f. Como gerar conteúdo relevante
g. Como gerar conteúdo atrativo
h. Como quebrar objeções
i. Como entregar o que minha audiência precisa

Tem muito mais e o marketing digital é que mostrará tudo isso, dessa forma você poderá trabalhar em casa em um modelo de negócio que realmente possa funcionar.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Por onde começar

Comece escolhendo um bom nicho de mercado, que tenha um público amplo, conheça esse público, descubra aonde seu público está, o que eles estão fazendo, o que gostam de ver e compartilhar, o que eles estão comprando.

Porque começar escolhendo um bom nicho de mercado? Porque você passará a traçar estratégias e esboçar o seu plano de negócio, pensará no que você precisará para atuar nesse nicho e também é importante que goste do nicho, não tente fazer algo que não te de nenhum prazer, não faça apenas pelo dinheiro.

Pense primeiro em ajudar as pessoas, dentro daquilo que você gosta ou quer aprender, se não é expert, não tem problema, vá aprendendo e compartilhando ao mesmo tempo, você não precisa ser um expert para começar a ensinar, pense nisso.

Exemplo:

Imagine um curso de negócios online dividido em 3 partes, básico, intermediário e avançado.

Imagine que você já aprendeu o básico, então já poderá ensinar para um público iniciante, quando esse público já dominar o básico, você já estará entregando conteúdo intermediário e quando o seu público já estiver no nível intermediário, você já estará a frente e entregará o avançado, simples assim. : )

Isso é pensar com inteligência, você não precisa saber tudo para começar o seu negócio agora, não precisa ser um AZ no nicho de relacionamento por exemplo, para iniciar seu projeto, comece e vá avançado.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Nicho de mercado?

Imagine um grande grupo consumidor, dentro desse grupo há uma pequena parcela que não é atendida, é nisso que podemos encontrar grandes oportunidades, aonde os grandes negócios não operam, imagine que essa parcela esteja oculta em negócios mais amplos.

No nicho de mercado temos um seguimento de consumidores menor e quase inexplorado, então podemos entender o nicho de mercado como uma pequena fração de um segmento mais amplo.

Exemplo:

Imagine uma loja que atende desenhistas em geral, lá você encontra tudo que um desenhista precisa, desde tintas, pinceis, lápis, acetato, mesa de desenho e etc, temos tudo bem explorado, mas uma pequena parcela de desenhistas querem um tipo de papel A3 já coberto com gesso, para arte final e isso não é ofertado.

Esse é um público que possui uma dor específica e que não está sendo atendido; você poderia considerar atuar nessa pequena parcela, etreguando papel A3 coberto com gesso a um preço interessante.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Público-alvo é importante

Eu escrevi um artigo mais específico sobre público-alvo, recomendo sua leitura, deixará você mais a par do assunto.

Definir seu público-alvo é super importante, isso porque você saberá com quem você está conversando e então conseguirá entregar o que realmente esse público almeja.

Produtores de conteúdo não criam com base naquilo que eles querem ou tem interesse, mas sim no interesse do público-alvo.

Image by OpenClipart-Vectors from Pixabay 

Conhecendo seu público, tudo fica mais fácil, você direciona todo o seu conteúdo para ele e não terá sua produção jogada ao vento, ela será lida, vista, compartilhada, amada e gerará resultados.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Captura de contatos

Geralmente quando alguém inicia um negócio, não vê a hora do dinheiro entrar, chamo sua atenção para isso, tenha foco em agradar seu público, entregando conteúdo de valor, solucionando suas dores, resolvendo seus problemas, o dinheiro é resultado desse esforço.

Para você entregar conteúdo certo e de valor ao seu público-alvo, é importante a captura de contatos e isso você poderá fazer através de um formulário de captura.

Se seu site estiver apoiado na plataforma WordPress que é a que eu recomendo, você poderá encontrar plugins gratuitos para gerar um otimizado formulário de captura, eu utilizo o plugin Elementor.

Você poderá entregar um ebook, uma vídeo aula, podcast ou até mesmo info-gráficos em troca do email de contato do seu futuro lead.

Depois disso, basta entregar seu conteúdo de valor, solucionando o problema de sua audiência, tudo deve ser feito de forma estratégica mas sempre gerando valor.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Email marketing

Já li algo sobre o fim do email marketing, mas acredito que ele sobreviverá por muito tempo, então você poderá considerar trabalhar com marketing através de envio de emails.

Após o seu lead deixar seu email em troca do conteúdo que você disponibilizou, ele entra em uma lista e você passa a enviar periodicamente emails com conteúdo de valor. Poderá ter um bom funil de vendas para gerar faturamento através de emails.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Conversão de leads

Seu lead no começo não conhece você e não tem confiança em seu conteúdo, é o relacionamento através do email marketing que fará com que seu lead possa ser convertido em um cliente.

Recomenda-se o envio de 7 emails de puro conteúdo antes de um email que leve a página de vendas, até esse ponto o seu lead já entrou em contato diversas vezes com seu conteúdo, podendo até virar seu fã.

Para converter seu lead em cliente, use um bom funil de vendas, com conteúdo que poderia ser vendido, as chances de vender algo será muito maior. Mas não é tão simples assim, há diversos pontos a serem considerados, então leia mais sobre funil de vendas.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Vendas orgânicas e com ads

a. Tráfego orgânico
Vender de forma orgânica é muito bom, mas leva tempo, é preciso um bom tráfego, grande quantidade de conteúdo de qualidade e valor. Então você poderá trabalhar com tráfego orgânico, eu mesmo faço isso em alguns dos nichos que trabalho, mas não desconsidere o tráfego pago.

As vezes você não tem dinheiro para investir inicialmente, então o tráfego orgânico pode ser a solução, para você pelo menos iniciar seu negócio online sem procrastinação. Mas assim que tiver um dinheiro para investir, estude a fundo Google ads ou Facebook ads por exemplo, e faça seu investimento, sempre mensurando o ROI.

b. Tráfego pago
Quando você paga para aparecer, as coisas acontecem muito mais rápido, os resultados podem ser mensurados com mais rapidez e estratégias podem ser mudadas para gerar resultados melhores e acelerados.

Image by Megan Rexazin from Pixabay 

Por outro lado investir em ads pode levar a frustração, quando você perde o investimento, é importante ter cautela quando for investir seu dinheiro suado em tráfego pago, estude muito sobre o assunto antes de investir, embora algumas vezes nesse jogo é inevitável perder para ganhar. Tudo é questão de teste.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Marketing de afiliado

Você não precisa ter um produto para entrar no mercado online, comece hoje mesmo a trabalhar em casa através da internet, existem diversas plataformas que oferecem diversas solução para um montante de nichos.

Basta se afiliar a um produto e já considerar ganhar uma comissão por vendas, cada produto que for vendido através de um link de afiliado que você terá, gerará uma receita para você, tem produtores que pagam até mais que 50% do valor total do produto.

Quando você é afiliado, você não precisa se preocupar com remarketing, com pós venda, dúvidas do cliente e por aí vai, você recebe seu dinheiro e pronto. : )

Plataformas para afiliados

Existem várias plataformas hoje no Brasil que você poderá encontrar um produto para se afiliar e que tenha relação com seu nicho de mercado:

  • Hotmart
  • Eduzz
  • Lomadee
  • UOL Afiliados
  • Monetizze
  • Amazon Associados
  • Submarino
  • Cursos 24 horas

⦁ Produtor
Diferente de ser um afiliado, como um produtor, você precisará ter ou criar um produto de sua autoria, ser responsável pela pós venda, por atender dúvidas de seus clientes, manter a estrutura de vendas de seu produto, entre outros.

A vantagem que vejo entre um produto e um afiliado é que você terá maiores chances de faturamento, imagine quantas pessoas estarão oferecendo seu produto além de você, é isso que os afiliados farão por você.

Ser produtor requer conhecimento da área, saber se comunicar bem com seu público, entender de ferramentas de edição e etc.

Antes de pensar em ser um produtor, comece como um afiliado, vá estudando sobre como produzir um produto de qualidade e como vender quebrando objeções, para no futuro criar uma página de vendas de alta conversão e facilitar para seus futuros afiliados venderem seus produtos.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Marketing de conteúdo

Como produtor ou como afiliado o conteúdo é seu aliado, produzir conteúdo que sua audiência quer e deseja ler, ouvir ou assistir não é uma tarefa tão difícil, hoje temos diversas ferramentas que nos dá a possibilidade de saber o que nosso púbico está precisando resolver e com isso entregamos o conteúdo como solução ao seu problema.

Para trabalhar em casa através da internet é tudo isso que te escrevi um muito mais, sei que é muita informação para ser absorvida no início, mas vá com calma, devagar se vai ao longe, vá por etapas, construindo seu negócio online aos poucos.

Image Megan Rexazin from Pixabay

Lembre-se, inicie com um modelo já testado e tenha o acompanhamento de um mentor de qualidade, esse seria um começo mais acertado. : )

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-04.png

⦁ Conclusão

Para trabalhar em casa, independente do nicho de atuação ou modelo de negócio, eu te informei a importância de um modelo já testado e de um mentor de qualidade.

Falei dos pontos básicos mais importantes para considerar trabalhar em casa e online, desejo que com isso você se aprofunde mais no assunto e inicie corretamente.

Existem falsas promessas por aí, então tome cuidado, escolha o treinamento correto e o mentor confiável.

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, terei o prazer em te ajudar. : )

tráfego com marketing digital no telegram