Como criar uma lista de e-mail marketing responsiva, para gerar vendas

Como criar uma lista de e-mail marketing responsiva, para gerar vendas

Quando comecei no negócio de marketing digital, eu comecei do zero, não tinha uma lista e nem sabia criar uma lista responsiva que pudesse gerar vendas para meu negócio online, penei muito para aprender como fazer.
Um segredo descoberto? : )

Nesse artigo ensinarei a você as etapas importantes para gerar uma lista de emails responsiva e melhor ainda, que podem gerar vendas.

O início no email marketing

Quando iniciamos um novo projeto, tudo fica mais demorado, a criação do site, o formulário de contados, a configuração do e-mail marketing e por aí vai.

Como podemos esperar resultados acelerados quando estamos no começo? É possível fazer isso? Isso nós veremos aqui.

Eu acredito no envio de emails mesmo que haja apenas um assinante na lista, embora sempre comento que tudo é questão de teste, quando iniciei meu primeiro projeto, eu já tinha meus emails preparados, meu formulário de captura e meu ebook como incentivo digital, a lista começou a crescer.

Mas tudo parecia muito lento, eu estava apenas trabalhando de forma orgânica e não dava para acelerar o processo na velocidade que eu queria, não tinha dinheiro para investir em ads e continuei compartilhando meus conteúdos.

Logo algumas vendas começaram a acontecer e eu fiquei entusiasmado com isso, observei que era possível obter resultados através de emails, tentei mudar o que estava funcionando, para melhorar, mas eu não sei o que havia feito, os resultados começaram a despencar.

Em meados de 2014 não me lembro bem, me deparei com um estudo que apontava para 1.000 empresas online, Que o e-mail era o canal de comunicação com o maior ROI. Com uma taxa de 23% das vendas das empresas feitas através do e-mail.

Pena que não lembro aonde encontrei esse estudo, caso contrário deixaria o link para você pesquisar mais, se alguém souber, por gentileza, comente abaixo. : )

Hoje tudo ficou mais fácil, quando inicio um projeto novo, uso meu modelo de negócio já testado, faço investimento em ads e BUM, já começo ver resultados.

Faço isso quando quero testar um nicho, ou um produto.

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Estratégias de criação de listas de e-mail

Vou te entregar às estratégias para criar uma lista de emails responsivas que eu mesmo uso em meus projetos online e que podem gerar vendas a partir do zero, ou até mesmo melhorar o já existente.

É importante saber inicialmente o que você deve evitar para não atrapalhar seus resultados online, isso não é brincadeira, se você quer ver resultados através de seu sistema de e-mail marketing, deve a todo custo evitar o aior número de erros possíveis. : )

Image Megan Rexazin dePixabay 

Erros:

  1. Nunca compre uma lista de emails
  2. Você se tornará um spammer
  3. Você entrará na lista negra
  4. Sua taxa de abertura despencará

Sempre procuro ensinar o empreendedor a gerar resultados com ferramentas gratuitas e sem precisar investir dinheiro para alcançar resultados e é isso que entregarei a você aqui.

Mas tenha em mente que o gratuito custa tempo e não gera resultados acelerados. Possa haver algum momento que necessite de investimento financeiro para acelerar todo o processo.

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CTA: Chamada a ação

O tempo das pessoas está escasso, elas procuram ficar o mínimo de tempo possível em seu site, pode acreditar nisso, elas entram e já querem consumir rapidamente a solução que procuram ou o entretenimento, para correr para outro lugar.

Agora imagine pessoas entrando em seu site e não querendo assinar sua lista de emails, muitos fazem isso e não é surpresa, pois captar a atenção das pessoas hoje está cada vez mais complicado.

Usar o CTA é importante + uma boa copy, espalhando seu formulário em pontos estratégicos, como barra lateral, topo do site, final do artigo, em uma página de captura específica, isso para mostrar que você tem algo a mais para entregar. Funciona! : )

Nós brasileiros, temos o costume de ler no formato “F” da esquerda para a direita e de cima para baixo, trabalhando sua barra lateral, você poderá posicionar ela a direita do seu site, antes do conteúdo, mas não é uma regra, faça o teste e mensure os resultados.

Com certeza você tem seguidores em suas mídias sociais, como o Facebook por exemplo, peça a eles para se inscreverem em sua lista também. Procure não ser muito invasivo, eu não recomendo pop-ups, eles causam uma má experiência ao usuário, mas por muitas vezes podem gerar resultados, teste isso também e veja se funciona para seu site.

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Oferecer um incentivo digital

Ninguém compartilhará um e-mail com você por nada, não há interesse nisso, mas se há algo em troca, as coisas mudam de figura e o interesse acontece, o e-mail passa a ser uma moeda de negociação, tipo você entrega algo e a pessoa paga com o e-mail.

O que você poderá oferecer para capturar emails?

  1. Ebooks
  2. Vídeos
  3. Info-gráficos
  4. Podcasts
  5. Desconto
  6. Curso

Escolha um desses formatos e ofereça uma solução para a dor que supostamente sua audiência possa ter, se for algo almejado, as chances de você conseguir o email do seu futuro lead é bem provavél.

Image 200 Degrees de Pixabay 

Após entregar o que prometeu e receber o e-mail que queria, entregue mais, continue com a oferta de conteúdo de valor e gratuito para seus leads, faça com que eles amem ter entrado para sua lista, você com certeza colherá resultados.

Para você criar o seu CTA, é preciso conhecer as dores de seu público e um pouco de copywriting, precisa ter um formulário de captura que seja irresistível.

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Conteúdo exclusivo

Entregar conteúdo exclusivo é algo que fará com que sua audiência se mantenha por mais tempo em sua lista de e-mail marketing.

Você poderá criar páginas com conteúdos exclusivos, umas 5 por exemplo, que não ficam visíveis para pessoas que frequentam seu site, mas não se inscreveram em sua lista de contatos, precisa ser um conteúdo muito TOP.

Algo que poderia ser vendido, mas você entregará de graça.

Isso é tão simples, mas gera muito resultado para sua lista de e-mail marketing, é com conteúdo exclusivo e de alto valor que você manterá seu lead por mais tempo na lista e ainda se tornar seu fã. : )

Dicas +:
Etapa 1: Crie um artigos exclusivo e de qualidade
Etapa 2: Crie um conteúdo mais aprofundado sobre o mesmo assunto.
Etapa 3: Ofereça aos visitantes acesso ao conteúdo em troca do endereço de email.

Imagine que uma pessoa esteja lendo sobre adestramento de cães e em seu artigo você tem um formulário de contato, que mostra mais profundamente como adestrar um cão em uma semana, a pessoa que está lendo seu artigo de adestramento, já está interessada em seu conteúdo e é bem provável que ela assine sua lista pelo conteúdo mais aprofundado. Que estratégia hein, teste ela. : )

Faça um CTA dentro do artigo.

Você não precisa crer 100% no que eu estou te falando, mas não custa nada testar os exemplos que estou te passando, você se surpreenderá com os resultados.

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Compartilhar seus emails

Não vejo muitas pessoas usar o CTA para compartilhamento de emails, se você está entregando uma solução de grande valor, porque alguém não iria compartilhar, então peça para a pessoa compartilhar seus e-mails, assim como você pede para compartilhar seus conteúdos.

Isso seria mais ou menos como o boca a boca, uma pessoa gerará duas e assim por diante, poderá ter um crescimento exponencial em sua lista.

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Botões de compartilhamento social

O uso do CTA em e-mail marketing é fantástico, pena que poucas pessoas fazem isso, não é vergonha solicitar compartilhamento de seus conteúdos e e-mail, isso é importante para gerar mais contatos.

Se não haver um CTA, como que a pessoa tomará a decisão de compartilhar seus conteúdos, é preciso pedir, se você não pedir ajuda a alguém, como alguém ajudará você?

imagem Pixabay

O compartilhamento de seus e-mails nas mídias sociais, pode surtir muito efeito, é mais um teste a se fazer, não fique na mesma, faça diferente, ande na contra mão dos demais, seja criativo, você é inteligente.

Dica: Acrescente botões sociais de compartilhamento aos seus e-mails, isso facilitará o compartilhamento de seu conteúdo.

A GetResponse, percebeu um aumento de 158% nos compartilhamentos sociais quando adicionou botões. Então que tal testar?

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Conteúdo é rei

Você já deve ter ouvido essa frase “conteúdo é rei” e é mesmo. Você precisa criar conteúdo extremamente eficaz, de altíssima qualidade e valor. Isso gerará autoridade e o resultado disso poderá ser um aumento na conversão de vendas.

Se o seu artigo for de altíssima qualidade e valor, mas o seu e-mail não tem qualidade, a taxa de rejeição aumentará e poderá ter um montante de pessoas saindo de sua lista e se seu e-mail for de alta qualidade, mas seu conteúdo for ruim, os resultados serão péssimos também.

Ambos precisam estar coligados e precisam ter qualidade, o e-mail enviado e o conteúdo acessado.

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Autoridade através de marcas

Digamos que você tenha trabalhando com alguma marca conhecida como a Coca-cola, Ebay, Facebook, Amazon, seria importante informar isso à sua audiência, isso pode gerar até um melhor engajamento e autoridade.

Mesmo que seja uma única marca, isso gerará autoridade, tendo essa marca junto a seu formulário de inscrição, a muito mais probabilidade que sua lista aumente.

Você poderá criar novas parcerias, imagine que você tenha uma loja de perfumaria online, faça parceria com um fornecedor de batom por exemplo, não com uma outra loja de perfumaria ( concorrência ).

Trabalhar com um púbico semelhante gerará vantagem para ambos, então essa pode ser uma grande oportunidade de aumentar ainda mais a sua lista de contatos.

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Ofereça bônus

Você poderá aproveitar a lista que já possui para pedir que eles tragam mais gente para seu negócio, “quem fizer isso pode levar um bônus exclusivo“, isso tem grande relevância para aumentar a divulgação de seu negócio online.

Você poderá entregar um e-book, um curso, um vídeo ou até mesmo um desconto especial para quem trazer mais um para dentro de sua lista.

Dica: Deixe bem claro que você não enviará muitos emails para sua lista, as pessoas não gostam de receber muitos emails, então procure fazer com que sua audiência entenda que você não trabalha dessa forma.

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Ads para mídias sociais

Quando inicio um projeto novo e quero testar ele, faço isso de forma bem acelerada, uso anúncios através do Facebook para gerar lista de contatos, com uma velocidade que você jamais conseguiria fazendo de forma orgânica, pelo menos eu não consegui esse resultado de forma orgânica sem investir dinheiro.

Acredito que anúncios pagos são os meios mais velozes de gerar resultados acelerados, isso pode até ser feito em conjunto com estratégias orgânicas.

Exemplo:

  1. Crie um webinar
  2. Crie a página de destino para esse webinar
  3. Crie um anúncio no Facebook que leve a página de destino
    BUM!
    Sua lista começará a crescer rapidamente, funciona!
    Eu sou meio relaxado para fazer o teste A/B mesmo sabendo da sua importância, geralmente crio um único anúncio com uma forte copy + CTA e já começo ver os resultados, mas como sempre digo, tudo é questão de teste e levar em consideração o teste A/B é relevante.
    Já testei em meus anúncios 3 tipos de públicos, que costumo chamar de:
  4. Publico amplo
  5. Público médio
  6. Público específico

Por exemplo:

Digamos que eu queira anunciar para um público de modelagem 3d, para o público amplo eu usaria muito mais palavras-chave do que usaria nos restantes. Isso pode gerar um resultado diferente para você, mas para mim o melhor resultado tem sido com o público amplo.

Mas um público bem segmentado e mais específico, pode custar mais caro, mas também podem aumentar e muito o seu faturamento.

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Velocidade de carregamento de seu site

Já falei sobre isso, a velocidade do site é importante, mesmo que você tenha um ótimo produto, uma ótima página de captura, com uma copy que a Coca-Cola ficaria invejada, e não possuir um carregamento rápido de seu site, toda a estrutura estará perdida. Seus resultados despencarão.

A experiência do usuário em seu site deve ser considerada uma grande chave para abrir as portas para os resultados.

A cada 100 milissegundos reduzidos no carregamento do site da Amazon gerou um aumento em vendas de 1%, um site lento poderá perder 40% das visitas, somente pela lentidão.

A Google fez uma alteração na velocidade de carregamento do seu mecanismo de busca que estava em 0,4% aumentando a demora para 0,9% e no teste, o resultado de tráfego diminuiu em 20%. Então a velocidade é super importante para seu site.

velocidade de carregamento do site
Image 200 Degrees dePixabay 

Teste sua velocidade de carregamento, se for acima de 2%, procure melhorar, imagens mais otimizadas, servidores mais robustos, algo tem que ser feito, se for preciso contrate uma nova hospedagem.

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Conclusão

Acredito que essas dicas se aplicadas aumentará o número de inscrições em sua lista de emails.

Se houver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, terei o prazer em responder e ajudar você a melhorar seus resultados em captura de emails.

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