Como criar um conteúdo épico que poderá viralizar

Como criar um conteúdo épico que poderá viralizar

Como escrever um conteúdo épico que poderá viralizar e ajudar na conversão de leads ou vendas, isso não pode ficar de fora de sua estratégia de marketing digital.

O tráfego é uma das principais fontes que buscamos quando entregamos um conteúdo épico e de valor, queremos gerar leads com ele, não escrevemos esses conteúdos porque somos iguais ao papai noel, queremos atingir algum objetivo. : )

Para aumentar o tráfego, uma da coisas que utilizamos é o conteúdo, e trabalhar o nosso marketing de conteúdo, requer vários pontos importantes, a qualidade e as palavras-chaves são uma delas.

67 % dos compradores B2B apostam muito mais em conteúdo, acreditam que é mais confiável do que em pesquisas, o conteúdo ajudou no aumento de compras B2B segundo a DemandGen.

Um conteúdo deverá ser extremamento útil, e isso requer muita dedicação em seu planejamento e criação, criar um conteúdo épico e de qualidade não é brincadeira para principiantes, requer conhecimento.

Com um conteúdo épico e de extrema qualidade, que resolve realmente uma dor que seu público possa ter, gerará grandes resultados, ele faz com que se público tenha mais confiança no que você oferece.

Para escrever um conteúdo épico, além do planejamento, você precisará de ótimas fontes de referência, isso para evitar a criação de um conteúdo que parece épico mas na verdade não chega a 50% de sua capacidade de conversão e engajamento.

Não é fácil desenvolver um projeto como esse, cada conteúdo deve ser importante como a construção de pilares de um edifício, cada conteúdo é um pilar, e se um deles estiver comprometido, poderá afetar toda a estrutura.

O que quero dizer com isso é que: ou você produz um conteúdo épico e de qualidade, que realmente entregue valor, ou nem faça nada, porque será tempo perdido, minha intensão com esse artigo é ajudar você a quebrar esses paradigmas.

Dica: Se você realmente conseguir escrever um conteúdo épico, as chances são que os influenciadores possam compartilhar seu conteúdo com sua própria audiência, sabemos que podemos fazer isso com investimento financeiro, mas estou falando de forma completamente orgânica. : )

Escreva um conteúdo que as pessoas não podem ignorar. Você vai ver muitos influenciadores compartilhando o seu conteúdo com a audiência deles.

imagem: Pixabay

Quero que verdadeiramente você possa saber o que diferencia um conteúdo épico de medianos e porque os top players de mercado focam no épico.

O Que Significa Conteúdo Épico E De Qualidade?

Além de ser um conteúdo com mais quantidade de palavras e imagens, ele é mais aprofundado, dando detalhes que um conteúdo mediano não daria, entrega o valor por completo e realmente resolve um grande problema.

O público ama esse tipo de conteúdo, confiam muito mais neles, já de cara sentem a qualidade e autoridade que esse tipo de conteúdo demonstra.
O conteúdo épico é mais compartilhado, mais comentado, muito mais útil e interessante e que tendem a gerar muito mais resultados.

Porque devo criar conteúdo épico para meu negócio?

As Recompensas da Criação de um Conteúdo Épico

Além de todos os benefícios que já falei anteriormente, um conteúdo épico pode ser reconhecido facilmente pelos leitores.

Não podemos afirmar que todo o conteúdo épico que você possa criar gerará resultados, mas se o seu negócio está no mediano, seus resultados serão medianos, simples assim. Produzindo sempre o melhor, as chances são que os seus frutos tenham mais qualidade.

Importante: Você chamará a atenção de sua audiência somente por produzir conteúdo épico, de forma inconsciente, elas saberão que seu conteúdo tem relevância e é de confiança. Não se encontram conteúdos épicos em qualquer lugar.

Então eu diria que é de suma importância sua dedicação na criação de conteúdo épico e de qualidade, isso porque não se deve ter em mente que épico é tão somente porque é grande em tamanho, mas sim também em qualidade e entrega de valor.

Diversos empreendedores digitais tem enormes dificuldades na criação de um conteúdo épico, se preocupam como encontrar fonte suficiente para entregar valor sem ficar enrolando, escrever um texto desconexo e para preencher linguiça deve ser evitado a todo custo.

Um conteúdo épico hoje em dia não está barato, se for contratar um escritor para fazer isso por você, imagine que na média para conseguir um conteúdo entre 3500 a 5000 palavras, você desembolsará uma quantia entre 150 a 250 reais, dependendo do produtor.

Então você entende a importância do que estou te entregando hoje? Te mostrando como criar um conteúdo épico e que ainda possa viralizar? Pense no quanto você economizará com isso. : )

Então tendo em mente que seu conteúdo além de possuir um formato longo, deverá ter qualidade e valor, sua construção, palavras-chaves, imagens, links e diagramação, são a soma de uma receita de sucesso.
Exemplo de construção:

  1. Conteúdo entre 3500 à 5000+ palavras
  2. Que possua uma boa diagramação
  3. Que contenha imagens relacionadas e leves
  4. Que possua link relacionado e de qualidade
  5. Que resolva profundamente um problema

Um conteúdo épico que foi responsável pela criação do blog boostblogtraffic, gerou mais de 15.000 compartilhamentos e continua gerando até o dia de hoje. “uma vez públicado, sempre apresentado – Edson Camacho”. ; )

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

Aumento Da Fidelidade De Sua Marca

Nada melhor do que um conteúdo épico para aumentar e muito a fidelidade de sua marca, essa é uma meta para ser apreciada a médio e longo prazo, quando falamos de forma orgânica.

Aumentar a fidelidade de sua marca, gerará muito mais resultados, não só no aumento do tráfego, como também no faturamento.

Em torno de 55% dos consumidores americanos na faixa entre 18 e 64 anos, são fiéis a alguma marca apenas por serviços ou produtos de qualidade, segundo a MarketingCharts em conjunto com a Wylei Research e a Epsilon.

Quando você gerá um público fiél a sua identidade ( marca ), você constroi seu modelo de negócio sustentando com um dos incríveis pilares do marketing digital, que é o marketing de conteúdo.

Imaginou você ter um público que ama a sua marca, seus conteúdos, seus produtos ou serviços, o que mais você poderá esperar de um público com esse?

Você já parou para pensar porque a Apple vende seus produtos diversas vezes para os mesmos clientes? Isso é o que podemos chamar de fidelidade, o mais puro resultados da qualidade.

Fidelidade não é algo que se adquire velozmente, requer tempo e dedicação, então não desanime. Entregue o que há de melhor para seu público.

A comunicação é melhorada quando há fidelidade, melhora a gestão, o atendimento ao cliente, entre outros aspectos, um dos pilares que reforçam um bom negócio online.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

Autoridade conquistada

O seu tráfego aumenta e muito quando as pessoas começam a procurar por sua marca, isso porque seu conteúdo já gerou autoridade, confiabilidade e fidelidade. Se você seguir as regras que proporcionam esses resultados.
Com a autoridade gerada em seu nicho, você automaticamente passa a ser um influenciador, com isso você terá muitas pessoas ao seu lado nessa batalha de resultados.

Outras pessoas também com autoridade, poderão desejar fazer uma entrevista com você, uma vez que eles confiam em seu conteúdo e suas recomendações, isso soma para a audiência deles.

Então um conteúdo épico contribui com tudo isso, vale muito pesquisar, ou mesmo levar dias para escrever um conteúdo desse porte, mas entregar o valor certo, com certeza gerará muita audiência.

Um conteúdo épico trará muito tráfego para seu negócio, através de seu blog, mídias sociais, pesquisas ou até mesmo por indicação, isso tudo resulta no aumento de tráfego.

Agora não é fácil planejar e desenvolver um conteúdo épico, existem profissionais para fazer isso por você, mas o valor justo que eles cobram deve ser considerado.

Mas se além de sua autoridade, as expectativas forem focadas em tornar o conteúdo épico que você estará desenvolvendo em viral para gerar ainda mais audiência, é preciso entender o que é relevante para gerar esse resultado.

Imagine você criando um guia épico de como fazer dinheiro online, se bem desenvolvido, as chances serão que haverá muito compartilhamento, por sí só o conteúdo épico tende a ser melhor ranqueado nos resultados de busca do Google, Com isso você poderá direcionar esse tráfego para sua página de captura.

Quando você entende que as palavras-chaves são um excelente indicador para a criação de seus conteúdos épicos, você começa a dar o primeiro passo em direção a um conteúdo que tem potencial para se tornar viral.
Quando você encontrar seu conteúdo bem ranqueado no motor de busca do Google, aproveite ele para gerar mais contatos, direcionando esse público para sua lista.

O site TrafficGenerationCafe de Ana Hhoffman com um conteúdo épico em formato de apresentação no Slideshare gerou mais de 243 mil visualações em 2013 com apenas 30 dias após sua postagem.

Considere uma das grandes fontes de tráfego o Slideshare e pense em compartilhar seus conteúdo lá.

Claro que no começo e de forma orgânica fica muito difícil transformar seu conteúdo em viral, mas um dos recursos que acredito ajudar e muito, é você patrocinar esse conteúdo.

Imagem: Pixabay

Com tantos conteúdos em diversos assuntos já publicados, fica difícil se destacar no meio dessa multidão de publicações, somente com algo que impressiona para que haja resultado e se destaque.

Pode ser um conteúdo com algo que não foi tão comentado ou alguma experiência sua, que você testou e gerou resultados, algo diferente.

Como mencionei anteriormente, tendo os indicadores palavras-chave como apoio inicial ao seu conteúdo épico, o próximo passo é pesquisar a fundo sobre o assunto, para entregar algo de extremo valor.

Dica: Busque informações apenas em sites confiáveis, construa uma lista de diversos sites confiáveis, mas que necessáriamente nem precisem ser tão conhecidos, esses serão sua fonte de pesquisa.

O esforço que você fará para construir um conteúdo épico com certeza valerá a pena, não tem como precisar se um post ficará famoso, mas se não houver esforço nele, você já terá a certeza que não ficará.

Pegue um conteúdo viral e estude a fundo ele, faça uma analise reversa de toda sua estrutura, links, informações e etc, estude ele a fundo.

Você não precisa inventar o que já dá resultado, construa o seu conteúdo épico com base nas informações do que já gerou resultado e procure acrescentar algo de melhor ao seu.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

Processo do conteúdo épico?

Quando você já tiver a palavra-chave como indicador do que deverá ser produzido, passe para o processo de criação apoiado em uma estratégia de marketing de conteúdo.

A maioria dos criadores de conteúdo não sabem como lutar e mudar o jogo da perca de visitas em seus conteúdos, como sustentar um conteúdo convincente? Eles não sabem fazer isso. : )

Quando o profissional de marketing de conteúdo entende como fazer o processo de criação de um conteúdo épico, o sucesso que ele atinge em seus conteúdos é sempre replicado a outros, essa é uma receita simples mas eficaz.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

Como reconhecer um conteúdo épico?

Um conteúdo épico é muito mais aprofundado em um determinado assunto, os leitores já tiveram experiências com conteúdos normais e espalhados ao monte pela internet, há uma diversidade de publicações diárias nesse sentido.

Um conteúdo épico além do formato longo para abranger o tema por completo, necessita de profundidade em seu assunto, não estou dizendo que um conteúdo de até 600 palavras não gere resultados, isso depende muito do que você estará entregando, mas o assunto aqui é épico. : )

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

⦁ Conteúdo em profundidade

Os conteúdos em profundidade ganharam mais considerações pela atualização do Google Panda por exemplo, eles tem preferência nos ranking dos motor de busca.

Os algoritmos entendem que aquele usuário que busca por conteúdo que podemos considerar normal e mais simples, passaram a buscar por soluções mais completas e aprofundadas.

Uma analise do Buzzsumo entre 100 milhões de artigos, mostrou que os conteúdo que tinham acima de 2000 palavras geravam muito mais resultados.

Um conteúdo aprofundado entrega muito mais informações do que os padrões de mercado, se o padrão é 100% ele entregará 110%, informou Rob Wormley.

Conteúdo longo não é apenas números em palavras, estamos falando de entrega de valor, algo que possa ser entendido e que resolva de fato um problema, além de ser muito aprofundado.

Quer um exemplo de conteúdo épico que ficou muito famoso, analise o “Google’s 200 Ranking Factors,” por Brian Dean.

Eu gosto muito de associar o copywriting ao meu conteúdo épico para gerar mais engajamento, em um ou outro nicho que eu esteja atuando.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

⦁ O Uso Do Big Data

Segundo o Wikipedia, Big Data (megadados ou grandes dados em português ) é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais, para serem analisados por sistemas tradicionais.

É importante entender o Big Data para com uma boa analise, conseguir extrair informações para a criação de um conteúdo épico. O uso de uma estratégia analítica proporciona muito mais conversões.

Com o Big Data você consegue analisar o que as pessoas estão dizendo sobre um tópico e isso ajudará você na criação de conteúdo que possa ser ainda mais útil para essa audiência.

Temos muitos dados relevantes na internet que podem nos ajudar na produção de nossos conteúdos, os profissionais inteligentes de marketing de conteúdo usam esses recursos para coletar dados muito mais complexos e transformar-los em benefício para suas produções.

Eu falei sobre a analise do Buzzsumo, então, eu aproveitaria esses dados para saber o porque do compartilhamento dos artigos analisados, captar esse informação e usar ao meu favor, eles já fizeram um grande serviço por mim, cujo serviço eu não teria como fazer. : )

São dados de terceiros que podem ser utilizados ao nosso favor, basta estudar os resultados, testar e aplicar em seu conteúdo.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

⦁ Como Criar Meu Conteúdo Épico

Posso te afirmar que a culpa não é sua por não ter ainda escrito um conteúdo épico que possa ser viral, mas agora com o que estou te passando, não há mais desculpas, é informação relevante para que seu conteúdo gere resultados.

Dicas:

I ) Faça uma lista de fontes seguras de informação sobre o nicho que você atua.

Separe os melhores sites e confiáveis, crie uma lista desses fornecedores de conteúdo, para que você possa ter uma grande font para criar seus conteúdos.

Você fará uma pesquisa aprofundada entre esses sites com base no assunto que você abordará em seu conteúdo épico. Use a sua fonte primária.

Não confie em qualquer site, o motivo do site estar entre as primeiras páginas de busca do Google, não significará que ele tem qualidade.

Você poderá buscar informações em vídeos, ebooks, webnar, workshops entre outros, o seu relatório deve estar completo antes de iniciar seu conteúdo.

Um conteúdo épico pode ser uma entrevista com um influenciador, perguntando a uma autoridade no assunto, proporcionará as respostas que você precisa.

A Mixergy do fundador Andrew Warner cresceu seu site utilizando dos melhores influenciadores, mas não é só sair criando conteúdo sobre entrevistas, é importante variar o formato para que seu conteúdo não fique cansativo.

II) É importante que o que esteja produzindo, seja feito com dedicação e amor, seja você mesmo, o público é inteligente e para haver engajamento é preciso que haja amor no que se produz e muita dedicação.

Fica impossível de se criar qualquer coisa que não gostamos, criar algo ou trabalhar em algo que não temos amor, o resultado poderá ser na mesma proporção.

É muito mais fácil criar ou falar de algo que gostamos, a qualidade será superior ao assunto que não gostamos. Amando o seu nicho, eu tenho certeza que você conseguirá produzir um ótimo conteúdo.

III) Separe os tópicos e comece a desenvolver o conteúdo, com base em todos os dados coletados em suas fontes primárias.

Estou levando em conta que você já entende um pouco sobre SEO, Palavras-chave, um boa composição de texto e design, mas não se preocupe, se ainda não souber, leve em consideração esses tópicos e faça um pesquisa antes. : )

Eu ainda pretendo criar um guia no passo a passo de como criar um conteúdo épico e disponibilizar ele lá no Telegram em nossa página, se você ainda não se inscreveu lá, clique aqui e inscreva-se, muito conteúdo que não terá no blog, será postado lá.

Como acredito que você trabalhará com gatilhos mentais em seu conteúdo, eu recomendo o ebook 5 passos do copywriting, é gratuito e também disponível em nossa página no Telegram.

This image has an empty alt attribute; its file name is banner-marketing-digital-02.png

Conclusão

Falamos do que é importante para a construção de um conteúdo épico e abordamos algumas dicas, espero que com esse conteúdo eu tenha ajudado você, para tomar à iniciativa de escrever o seu.

Não é bicho de 10 cabeças, mas leva um pouquinho de tempo para escrever um conteúdo como esse.

Eu gostaria de ver seu comentário abaixo para saber como eu poderia te ajudar melhor com a criação de seu conteúdo épico, qual é a sua maior dúvida, escreva abaixo, aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos, vamos ajudar o maior número possível de empreendedores. : )

tráfego com marketing digital no telegram