8 Métricas de SEO Que Geram Uma Maior Audiência

8 Métricas de SEO Que Geram Uma Maior Audiência

Como um profissional de marketing digital que somos, amamos entender e utilizar as métricas de SEO para aumentar nosso tráfego.

Constantemente ouvimos reclamações de blogueiros ou empreendedores iniciantes, que não conseguem aumentar ou gerar qualquer tráfego para seu negócio online. E se você perguntar a eles, qual é a métrica de SEO que vocês estão rastreando? Eles não sabem dizer.

Nesse artigo vou te revelar as 8 métricas importantes para gerar um aumento em seu tráfego e consecutivamente o aumento do consumo de seu conteúdo e vendas. Sem utilizar essas métricas é produzir conteúdo ao vento.

Porque Usar SEO para Gerar Tráfego?

métrica de SEO
Imagem Pixabay

Logo de cara vou dar um exemplo simples para você entender a importância das métricas de SEO. Imagine que você quer fazer um bolo para seus convidados que estão para chegar, você nunca fez algum bolo em sua vida.

Uma pessoa sem a receita para fazer esse bolo, se aventura a fazer, pegando tudo que tem disponível em sua cozinha e que você acha que sairá um bolo. Qual será o resultado disso? Pense.

Essa é a importância do SEO, veja ele como a receita do bolo, com essa receita, você consegue publicar o conteúdo certo, para o público certo, na hora certa. As chances de um bom resultado serão muito mais amplas.

Por muito tempo publiquei o que achava que iria gerar tráfego, nem sabia o que era SEO, quanto mais suas métricas, então eu trabalhava meio que no escuro tentando a sorte, para que alguma coisa acontecesse.

Evite o trabalho no escuro, quando você usa métricas de SEO, você sabe aonde construir suas fundações, eu tenho certeza que com a ajuda dessas métricas, os seus resultados aparecerão.

Se você quer entrar para o grupo dos empreendedores que geram resultados, então o SEO deve estar em sua agenda, se até agora você não conseguiu um bom tráfego para seu negócio online, pare agora, a culpa não é sua, tenho certeza que você já tentou de tudo para solucionar esse problema.

Mas de agora em diante a culpa será toda sua, ou você aproveita o que as métricas de SEO oferecem e que apresentarei a você para começar a gerar resultados, ou fique na mesmice procurando uma varinha mágica, agora a coisa é séria e preciso de sua atenção, eu quero te ajudar. : )

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O que é SEO?

SEO é uma sigla de abreviação que significa “Search Engine Optimization” em inglês. São técnicas de otimização para conteúdo, no qual envolve a internet, com essa otimização conseguimos melhores resultados no rank de pesquisa através de motores de busca, com foco maior no motor da Google.

Podemos com essas otimizações, melhorar a qualidade de nosso conteúdo para que o motor entenda através de seu script ou IA “Inteligência Artificial”, que o resultados de pesquisa que aponte para nosso conteúdo é bom e é o que o usuário está querendo consumir.

Todos os empreendedores digitais, conhecem o marketing digital e buscam posicionar seu conteúdo entre a concorrida primeira página do Google Sourche de forma orgânica.

Independente de você usar a forma paga ou orgânica de anunciar seu conteúdo, o SEO é uma diretriz para os resultados a médio e longo prazo de seus conteúdos.

Image by EstudioWebDoce from Pixabay 

Quando você mensura resultados através de métricas de SEO, isso por sí permitirá um aumento significativo de todo o resultado satisfatório de seu negócio online, imagine o aumento do seu tráfego, de sua autoridade, de suas conversões.

Com o SEO você poderá colher dados importantes, para traçar estratégias que proporcionarão grandes resultados online, é por esse motivo que utilizamos SEO em nossos projetos digitais.

Não se preocupe, vou te pegar pela mão e levar você a entender como utilizar as métricas de SEO e ficar a frente de muitos empreendedores que não as utilizam.

Milhões de pesquisas são feitas através dos motores de busca online, o mais utilizado e mais comum é o motor Google, isso a nível mundial.
Cada pesquisa é feita em sua maioria para solucionar um determinado problema, existem uma multidão de dúvidas a serem sanadas, é quase incontável humanamente falando.

Quando uma busca é feita através do motor Google por exemplo, esse procura organizar os conteúdos através de seu ranking e os melhores serão apresentados nas primeiras páginas, ou melhor, nas primeiras posições.

Menos de 1% dos usuários clicam nos links da segunda página do resultado de pesquisa, ao contrário disso 30% dos cliques são dados nos 3 primeiros links orgânicos, isso porque não contamos os Ads que ficam no topo da página, esses são anúncios pagos.

Vamos dar uma olhada no CTR do posicionamento através do Google, usamos como fonte dessa informação: Backlinko. O SEO de seu conteúdo ajudará o motor Google entender que seu conteúdo pode ser a melhor resposta para a pesquisa do usuário.

SEO por sí mesmo não gera resultados, mas uma série de fatores proporcionarão uma melhor impressão para o inteligente motor Google, como a qualidade do seu conteúdo por exemplo.

Com dados ou métricas de SEO em mãos e somado ao SEM “Search Engine Marketing”, você poderá traçar as estratégias para gerar o resultado almejado. Porque com essa soma, você poderá patrocinar seus links ou até mesmo trabalhar com anúncios pagos.

Usamos o SEO para resultados orgânicos, então toda nossa estratégia será com foco nesses resultados, o aumento do ROI retorno sobre o investimento, pode ser um dos resultados obtidos. : )

Com o que te passei até agora você já deve ter entendido a importância da utilização do SEO, agora apresentarei a você as 8 métricas de SEO que geram uma maior audiência para seu conteúdo.

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1 ) O Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é a quantidade de visitantes que acessam seu conteúdo. Bom, o foco aqui até o momento é o orgânico, imagine o tempo que você dispensa para trabalhar com estratégia de SEO em busca de resultados melhores, as métricas ajudam você a poupar esse tempo na produção de conteúdo.

Esses visitantes por sua vez, chegaram ao seu conteúdo sem que você tenha investido dinheiro, na verdade o maior investimento aqui é seu tempo e conhecimento. Um grande parcela desses visitantes chegam ao seu conteúdo através do motor Google.

Image by Megan Rexazin from Pixabay 

Você terá uma melhor visão e poderá traçar melhores estratégias, quando tem em mãos a métrica de SEO, você saberá se está bem qualificado para o motor Google.

Uma das ferramentas que acho show e que é gratuita é o Google Analytics, com ele você poderá rastrear diversos dados como, sessões de pesquisa orgânica, taxa de rejeição e permanência na página.

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2 ) Palavras-chave Classificadas

Com base nas duas formas de classificar uma palavra-chave, A primeira forma é a que entenderemos agora.

Uma empresa que vende celulares pode se classificar para a palavra-chave “Samsung J7” sem ao menos ter dado a importância necessária para essa palavra.

Você poderá utilizar o Google Search Console para encontrar as palavras-chave que melhor se encaixam ao seu nicho.

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3 ) Palavras-chave Para Classificação

Quais seriam as palavras-chave a classificar em seu conteúdo? Imagine que uma empresa de celular quer classificar a palavra chave “Samsung J7”, esse é um produto que se encaixa em seu nicho de mercado, ela pode ser uma palavra-chave classificada.

Podemos usar a ferramenta Google de pesquisa por palavras-chave e entender o volume de cada uma e dessa forma traçar estratégias com foco nessas palavras-chave.

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4 ) Alexa Para Entender o Ranking

A pesquisa por voz pode ser considerada, dependendo do setor podemos ter ótimos resultados, é importante a classificação das palavras-chave através do Google, mas vamos entender a classificação no Alexa que também pode ser muito relevante para você.

Uma pesquisa feita pela Adobe, reportou que 48% dos consumidores utilizaram voz para pesquisas na web, de 48% a 85% usam voz em seus celulares e 39% na Amazon, Alexa ou Google Home.

Mesmo que pareça um pouco distante a importância das pesquisas através de voz, vale a pena ter isso em mente e considerar, o futuro promete. : )

Com a ferramenta Alexa podemos obter análises de SEO, informações de pesquisa por palavras-chave.

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5 ) Os Backlinks

Da para entender se seu conteúdo é bom, rastreando os seus backlinks, você poderá rastrear os backlinks de sua concorrência e saber quais são os melhores conteúdos deles. Dessa forma você poderá usar a favor de suas estratégias.

Se encontrar muitos backlinks para uma única e especifa postagem, que tenha feito em seu blog por exemplo, e um bom sinal, isso significará que sua públicação é ótima a ponto de outros a acharem relevante.

Tudo bem Edson já sei que os backlinks são importantes, mas aonde entendo eles? Bom, você poderá utilizar a ferramenta “Google Search Console” e rastrear esse links que apontam para seu site e utilizar a “Moz” para ver as que apontam para a sua concorrência.

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6 ) Velocidade De Carregamento Da Página

Eu mesmo já cai nesse erro, estudar tudo sobre marketing digital e aprofundar em SEO esperando melhores resultados, mas não dei a importância significativa para o carregamento de minhas páginas.

Entendemos que, não adianta todos os esforços de SEO se quando seu público chegar em sua página, ela levar muito tempo para carregar, isso será fatal para seu negócio. Tome atenção nisso!

A velocidade da página é uma das métricas importantíssimas e deveria ser a primeira a ser considerada, é esse fator que determina o impacto em sua taxa de rejeição e porcentagem de visitantes que acessaram sua página ou site.

Essa taxa é um indicador negativo que aponta para o Google que seu conteúdo não é bom e seu ranking será substituído, não queremos isso!
Além da taxa de rejeição não ser boa para seu conteúdo a sua classificação de SEO será afetadas pela velocidade, uma boa velocidade de carregamento de uma página se dá em 2 segundos.

Que tal usar o “Google Page Speed Insights” para testar a velocidade de carregamento de cada uma suas páginas na internet.

Dica: Se seu site não está carregando rapidamente, acredito ser importante rever a sua hospedagem e possivelmente contratar um novo serviço, que entregue melhor qualidade no carregamento de suas páginas. Eu recomendo a Hostgator.

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7 ) O Amado Tráfego Social

Imagine o tempo, dinheiro e esforço dispensado em uma estratégia de mídia social, é preciso repensar suas estratégias se quando sua chamada a ação no Facebook não está transformando isso em tráfego.

O tráfego social informa quantos dos seus visitantes vem de mídias como Youtube, Facebook ou Twitter por exemplo. Rastrear essas métricas proporciona a visão do desempenho de sua estratégia social.

Com o “Google Analytics” podemos pode mensurar esses resultados.

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8 ) As Conversões Orgânicas

Agora sim, chegamos a ultima, mas de igual importância, trazer pessoas para o site é ótimo, mas quantos estão sendo convertido, quantos acreditaram em sua oferta? Essa é a métrica que definirá a sua estratégia de SEO no futuro, Se você tiver 10.000 visitas em seu site por mês é legal, mas o melhor é que 10% se convertam em clientes.

Se você possui uma boa taxa de conversão orgânica, é sinal que seu conteúdo está gerando resultados, eles estão convertendo visitantes em leads e em clientes.

Você poderá mensurar quanto que seu conteúdo está convertendo em tráfego, utilizando a ferramenta “Google Analytics”.

SEO parece ser chato e complexo, mas essa é a mão na roda que seus conteúdos necessitam para gerar resultados reais e duradouros, é isso ou nada! : )

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Conclusão

Entendemos a importância da utilização das métricas de SEO e como elas podem ajudar na melhoria do ranking de nossos conteúdos e site.

Entendemos a importância de possuir um site que carregue mais rápido e que um carregamento lento poderá prejudicar as estratégias de SEO.

Agora é só colocar em prática e começar a colher frutos a médio e longo prazo, esse é o orgânico, ele deve ser feito com carinho e dedicação, mas não espere resultados acelerados, isso leva tempo, os resultados dependem de vários fatores, muito de seu nicho e marketing digital.

O que com certeza posso afirmar é que SEO gerará resultados, agora também posso precisar que sem ele conseguiremos pouquíssimos ou quase nenhum resultado

O que você achou desse artigo? Comente abaixo, me diga o que você está precisando no marketing digital, terei prazer em ajudar e isso ajudará a publicar melhores conteúdos para você, compartilhe com seus amigo. : )

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