15 Fundamentos ICDs do marketing de conteúdo que geram resultados

15 Fundamentos  ICDs do marketing de conteúdo que geram resultados

Não é fácil medir o sucesso do marketing de conteúdo. Utilizando boas metas e ótimas ferramentas de rastreamento, fica mais confortável mensurar resultados, você poderá enxergar alguma luz na utilização do marketing de conteúdo que são importantes para o seu negócio online.

Você sabe porque alguns empreendedores publicam artigos de sucesso que tem um bom ROI, enquanto outros não geram nenhum resultado? É nesse artigo que você saberá o porque.

Nesse artigo analisaremos o marketing de conteúdo que deve ser criado de forma à gerar resultados relevantes, como você deve mensurar isso e como economizar tempo com eles.

  • O que analisaremos a seguir:

O que são ICDs de Marketing de Conteúdo?

Como definir ICDs relevantes para o marketing de conteúdo

Qual é o motivo de mensurar os ICDs de marketing de conteúdo?

Os 15 principais ICDs que todo profissional de marketing de conteúdo precisa mensurar.

  • ICDs de marketing de conteúdo
  1. Tráfego total
  2. Taxa de rejeição
  3. Profundidade de rolagem
  4. Tempo gasto na página
  5. CTR (taxa de cliques) em links internos
  6. Ações sociais
  7. Comentários

ICDs de marketing de conteúdo com SEO

  1. Palavras-chave Classificado
  2. Classificação Orgânica Geral
  3. Tráfego orgânico
  4. Backlinks ganhos

ICDs de marketing de conteúdo para receita e ROI

  1. Leads gerados
  2. Leads convertidos
  3. ROI real
Gerar leads com marketing de conteúdo
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Pronto para começar a jornada? : )

ICDs de Marketing de Conteúdo?

Os ICDs de marketing de conteúdo (indicadores chave de desempenho) são métricas numéricas quantificáveis e ​​que você pode mensurar seu progresso para uma meta mais específica.

Acompanhando as métricas de marketing de conteúdo, você pode ter uma visão ampla do que realmente funciona. Os principais indicadores de desempenho para o marketing de conteúdo que você escolher devem sempre corresponder aos seus negócios e às metas gerais de marketing.

Os principais exemplos de indicadores de desempenho incluem o tempo gasto na página, leads gerados, leads convertidos e é claro, o ROI real. Desprezar essas métricas é gerar conteúdo sem resultados.

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Você deve acompanhar os ICDs do marketing de conteúdo?

Para usar algumas métricas, você define o orçamento mensal dos seus ads e no final do mês, verifica se o valor das suas vendas é maior que o orçamento. Se você estiver vendendo produtos físicos, também precisará deduzir o custo do produto real da sua venda para obter o ROI.

É tudo o que você precisa para determinar se sua campanha foi bem-sucedida ou não e se você deve continuar com ela como está, alterar ou cancelar e estabelecer novas estratégias de anúncios.

No Facebook é bem mais facil medir o ROI, já no marketing de conteúdo é um pouco mais complicado, mas não é impossível e também é muito importante, é com isso que você saberá o que deve melhorar e publicar.

Mesmo que aparente que você não esteja gastando nada com o seu marketing de conteúdo, existem outras métricas a considerar, o que será mais difícil é saber quem comprou através de seu conteúdo.

  • Qual foi a parte do seu marketing de conteúdo que gerou seu lead?
  • Quais são os artigos mais relevantes para sua audiência?
  • Qual seria o melhor conteúdo para um maior investimento?
  • Qual conteúdo você deverá dispensar?

O rastreamento ICDs requer respostas à esses questionamento. São algumas das razões pelas quais cada um dos seus artigos deve ter ICDs associados para ser acompanhado regularmente.

Todas suas estratégias tem um objetivo e eles precisamente devem ser medidos. Seu conteúdo nunca gerará ROI, se você não sabe os resultados que ele está trazendo para seu negócio.

O mais difícil é saber como definir os ICDs, mas isso não deverá ser deixado de lado, se você nunca ouviu sobre isso, saiba que é super importante como qualquer outra métrica que você usa, para gerar melhores resultados.

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Como definir ICDs relevantes no marketing de conteúdo

Embora nem todas as métricas são relevantes ao seus objetivos, você precisará de várias delas para rastrear seu conteúdo.

Cada processo de ICDs é diferente para cada tipo de negócio, essa é a má notícia, isso porque não podemos gerar um modelo único; não é mesmo?

A boa notícia é que existem vários tipos de ICDs de desempenho que são importantes para qualquer negócio. Dentro desses grupos, você certamente encontrará as métricas que refletem o ROI do marketing de conteúdo.

Como garantir que seus ICDs sejam relevantes?

Que tal usar uma fórmula dupla para estabelecer ICDs, bem como tópicos e meios de promoção para cada conteúdo que publicamos em nossos blogs, sites de terceiros ou que recomendamos aos nossos clientes:

Os ICDs não necessitam focar em dinheiro investido, mas sim no aumento de dinheiro, eles devem fazer com que seu negócio gere mais faturamento, você poderá ter 100 leads que não geram dinheiro, mas tendo uma taxa de 1% de conversão, já começa a gerar algum resultado em seu faturamento. Todas as suas métricas de marketing de conteúdo devem estar de alguma forma vinculadas às suas metas de negócios.

Você está tendo visão sobre o comportamento do usuário? O tempo gasto pelos usuários em um artigo ou o tráfego total do seu site é difícil de vincular à receita real. Mas eles não são completamente irrelevantes. Mais tráfego significa mais chances de gerar leads. E se você entender o conteúdo mais consumido, é aí que você procura gerar mais conteúdo como esse. É importante a métrica desses resultados para a geração de conteúdo.

Seus usuários e suas metas de negócios são duas coisas que você deve considerar para seus ICDs . É isso que gerará crescimento para seu negócio online, sem isso, os resultados são no escuro. Pense nisso! : )

Garanta seus ICDs realistas

Isso dependerá de sua experiência e objetivos gerais, é um pouco complicado, mas não impossível.

20.000 leituras de seu artigo novo em um site totalmente novo não são um ICD realista. Tampouco está gerando 40 leads com cada artigo, ou fechando 20 deles.

É muito importante que seus ICDs sejam realistas, isso mostrará que eles estão sendo executados. Se você definir suas expectativas muito altas, ficará desanimado quando começar a perder o ICDs realistas e poderá desistir do marketing de conteúdo.

Como achar o meio termo para tudo isso?

via GIPHY

Que tal tentar iniciar assim:

Sua concorrência: observe o engajamento médio ou mesmo o tráfego. Existem ferramentas que ajudam você a ter uma ideia de como seus concorrentes estão. 

Suas metas de negócios : assumindo uma taxa de conversão média de 0,5%, quantos leads você precisa gerar para atingir suas metas financeiras? Você pode realmente gerar muitos leads ou precisa adicionar outras estratégias de marketing? 

Estimativas históricas  Tente entender qual é a taxa de engajamento de sua audiência nas mídias sociais, como melhorar os esforços do seu marketing de conteúdo através de sua experiencia em seu nicho de mercado, quanto tráfego o setor do seu nicho possui.

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15 ICDs do marketing de conteúdo

Para o sucesso do seus ICDS de marketing de conteúdo, leve em consideração a lista abaixo, são os principais e que te ajudarão na geração de melhores resultados daqui para frente.

1 . ICDs de marketing de conteúdo para usuários

Seus conteúdos nunca devem ser para sí próprio, o foco deve estar em seus leitores, se para eles o seu conteúdo não for relevante, que não resolve algum problema que eles possam ter, suas metas de negócio através de seu marketing de conteúdo está furada.

2. O Tráfego

UM dos ICDs que entendo por mais comum é o tráfego gerado para seu conteúdo, os pontos importantes de um tráfego podem ser diversos, a velocidade com que seu site está sendo carregado, assim como otimização de imagens, a usabilidade, retenção e etc, tudo isso tem base no conteúdo que você está entregando, eles ditarão as regras.

Se seu conteúdo gera um tráfego enorme para seu negócio é uma métrica considerada, mas isso não é tudo, pois se esse trafego não está gerando receita para seu negócio é preciso mensurar que tipo de tráfego seus conteúdos estão gerando, é preciso que seja um tráfego qualificado e da mais alta conversão possível.

Use o Google analytics para ter uma ideia melhor, veja o seguinte:

  • O maior tráfego está em que parte de seu conteúdo?
  • De quais canais estão vindo esse público?
  • Qual é o crescimento mensal desse tráfego?

Respondendo essas questões você saberá que tipo de conteúdo você deve focar mais e em que mídia promovê-lo para gerar mais resultados.

Isso não é tudo, ainda tem muito mais, essas métricas são importante para manter seu negócio no jogo e evoluir a cada tempo. Isso faz a diferença entre os profissionais e os amadores.

3. Qual a taxa de rejeição

Entende-se através do Google que a taxa de rejeição refere-se a:

Sessões de página única, que é divididas por todas as sessões ou porcentagem de todas as sessões em seu site, em que seus usuários visualizaram apenas uma única página e acionaram apenas uma única solicitação ao servidor do Analytics.

UFA! : )

Parece complicado né? E posso te garantir que é mesmo, mas tem que ser feito.

Simplificando: A rejeição é quando o seu usuário visitou uma de suas páginas e não quis prosseguir para outra, não clicou em outras páginas. No Google Analytics, você verá essas sessões marcadas com uma duração de zero segundos. O Google analytics não consegue calcular a duração da sessão pela auxencia de cliques em seu site.

Uma boa taxa de rejeição a considerar

Gerar leads com marketing de conteúdo
Imagem via CXL
Gerar leads com marketing de conteúdo
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Não há a necessidade de combiná-los com precisão. Uma taxa de rejeição de 70% posiciona você na média entre os setores.

Não se preocupe com que todos gostem de seu conteúdo ou permaneçam por alto tempo em seu site, transitando de um link para outro.

Mas se a taxa de rejeição estiver muito elevada, é preciso então dar uma analisada mais profunda em seu conteúdo, isso é métrica importante a ser considera, se você quer resultados reais.

  • Analise a taxa de velocidade de carregamento do seu site
  • Veja o qual amigável é seu site
  • Será que seus usuários estão encontrando o que buscam
  • Seu conteúdo é atrativo e interessante, além de resolver probemas
  • Você usa muitos blocos longos de texto – parágrafos longos, sem gráficos, sem marcadores

Uma alta taxa de rejeição também é uma má notícia para o SEO. Se logo após o seu site ser carregado o usuário pressionar o botão voltar, seu site terá sinais de classificação baixa para as palavras-chave em sua página de destino.

4. Profundidade de rolagem

Os ICDs de marketing de conteúdo fazem pouco sentido por si próprios. Você sempre deve fazer correlações entre eles para obter informações relevantes e gerar conteúdos mais atrativos.

Por exemplo a correlação entre taxa de rejeição e profundidade de rolagem.

A profundidade da rolagem refere-se a quantas vezes o usuário rola em uma página que ele está visitando. Ou quanto tempo eles permanecem na página antes de querer sair.

Os usuários que acessam seu conteúdo e não ficam atraídos por ele logo de cara, tendem a não permanecer no site e muito menos ler outro conteúdo. Isso afetará sua taxa de rejeição. Conteúdo de alto valor, com design atraente e diagramação de prima faz a diferença.

Gerar leads com marketing de conteúdo
Imagem via 
Buffer

Algumas pessoas conseguem ler muito mais rápido que outras. Suas expectativas devem ser baixas, tendo em mente que um tempo de dois minutos de permanência em uma página já é considerado importante.

5. CTR Taxa de Cliques em Links Internos

Esse ICD de marketing de conteúdo mostra o quão envolvente é o seu conteúdo e se seus usuários querem mais além do que você está oferecendo em seu site através de seus conteúdos.

Quando você tem estrategicamente um bom posicionamento de link interno a taxa de permanência em seu site aumenta. Isso ajuda muito com o SEO, mas, mais importante, a navegação fica mais amigável e confortável para seus usuários, um conteúdo complementando o outro, show de bola. : )

Links internos podem ser CTAs que levam os usuários a páginas de serviço ou vendas ou podem simplesmente ser links para outras partes de conteúdo sobre tópicos semelhantes. Se um usuário clica em um outro link dentro do seu conteúdo, isso indicará que ele quer saber mais sobre um determinado assunto e que o conteúdo está muito relevante para ele.

Dica importante: Com as página de maiores permanências, você pode aproveitar para indexar links que levam a páginas de vendas com produtos de preço mais elevado.

6. As ações Sociais Importantes

Imagine quantas milhões de postagens há no Facebook. Mais de 600 milhões de histórias são compartilhadas todos os dias. E isso é apenas no Facebook! Adicione outros mais de 90 milhões de posts compartilhados diariamente no Instagram e você perceberá o quanto que os compartilhamentos são de suma importância.

Não é fácil aparecer em redes sociais com tanta concorrência, se isso acontecer com você. Significará que seu conteúdo está além do esperadoQuando se trata de ICDs de marketing de conteúdo, os compartilhamentos sociais são uma das métricas mais importantes a serem rastreadas.

Para entender o ROI associado a esses compartilhamentos é importante o uso de outras métricas.

Pensamos também na criação de CTAs atraentes que elevam a atração do seu conteúdo, somado as téncias de copywriting e por aí vai.

7. OS Comentários

Comentários são ICDs de marketing de conteúdo com imenso valor. É fácil curtir ou compartilhar nas mídias sociais, mas e escrever um comentário relevante, isso não é nada fácil, mas gera um grande engajamento, sabia disso?

Você saberá que seu conteúdo tem valor quando há bons comentários, com o tempo escasso, alguém parar para comentar seu conteúdo, já mostra o quanto de valor você estará entregando para sua audiência

Tópicos controversos como política ou discussões sobre raça, gênero e igualdade tendem a receber mais comentários. Já um blog de negócios, tem mais dificuldades. Os usuários tendem a consumir o conteúdo resolver seu problema e seguir em frente sem deixar um comentário.

As classificações de seu site melhoram quando há comentários, eles são importantes métricas para que se saiba que seu conteúdo é relevante.

  • Nas mídias sociais, as postagens com um alto número de comentários obtêm um melhor alcance orgânico (e todos sabemos o quanto isso é valioso).
  • No seu blog, os comentários dos usuários informam ao Google que seu conteúdo deve ter uma classificação mais alta para determinadas palavras-chave (pois as pessoas estão interessadas nele). Basta olhar para o ranking de quase todas as páginas do Quora – um site que é praticamente construído sobre comentários.

Se você deseja que seu conteúdo obtenha mais comentários (tanto no seu blog quanto em seus perfis de mídia social), você pode:

  • Convidar as pessoas a comentar. Por exemplo: “Rastreando outros ICDs de marketing de conteúdo relevantes que mencionados: Comente abaixo e compartilhe seu conhecimento com a nossa comunidade. ” Esse CTA simplesmente diz às pessoas que elas podem agregar valor a uma comunidade e ao mesmo tempo, mostram que elas também tem conhecimentos sobre o assunto abordado é bom para seu site e para quem comenta.
  • Continue a conversa. Se você receber um comentário, responda em tempo hábil e em detalhes. Faça perguntas adicionais para que o usuário comente novamente.
  • Marque as pessoas. Se você conhece alguém especialista no mesmo tópico, marque-o e convide-o para participar da conversa, isso gerará mais autoridade para o conteúdo. : )

8. OS Chats

Quando você utiliza os chats em seu site, você não está apenas gerando uma conversão um engajamento a mais, está proporcionando um fechamento de uma venda com seu cliente.

O uso desse tipo de conversa em seu site deve estar sempre ativo, tem que existir alguém para solucionar alguma dúvida e aproveitar para ofertar alguma solução, ou como conteúdo ou como produto.

9. Palavras-chave classificadas

As palavras-chave classificadas por um determinado conteúdo são os ICDs de marketing de conteúdo mais importantes para SEO. Porque são os primeiros indicadores do tráfego orgânico. Você poderá acompanhar facilmente seus rankings no Google Search Console .

10. Classificações orgânicas gerais

A posição média é o que lhe dá uma ideia do seu total de classificações orgânicas. Essa é uma métrica complicada, mas é importante conhecer a posição média. 

Uma única parte do conteúdo pode facilmente distorcer esse indicador-chave de desempenho. Sem mencionar as páginas “Sobre” ou “Contato”, que geralmente têm uma classificação muito baixa – e você não precisa investir mais para classificá-las.

Dica: Rastreie esse ICD de conteúdo de SEO, Procure perceber mudanças repentinas. Uma alteração no algoritmo (como a atualização do Google BERT ). Obsere pelo menos uma vez ao mês.

11. Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é um tráfego gerado de forma gratuita sem investimento financeiro é um dos ICDs de marketing de conteúdo importantes a serem rastreados e considerados.

+ de 30% do tráfego pode vir da pesquisa em motores de busca ou outras mídias sociais.

principais indicadores de desempenho de conteúdo

Como obter um tráfego qualificado e converter em leads?

Utilizando o melhor do marketing de conteúdo. Sempre escreva com a visão no que o usuário quer encontra e deixe os mecanismos de pesquisa por último. Se os leitores humanos amam seu conteúdo, o Google entenderá por exemplo que o seu conteúdo é de alto valor e dará um bom posicionamento para ele.

Conteúdo de valor com ótimo design e bem otimizado é em primeiro lugar, segundo o SEO, porque o que ditará a regra para os motores de busca por exemplo, é que se seu conteúdo é amado, então ele deve ser mostrado, simples assim.

Não adianta se preocupar apenas com o SEO e produzir conteúdo de baixo valor, tudo é um conjunto, entregue para sua audiência o que você entregaria para seu filho. : )

12. Backlinks

Poucos empreendedores digitais, principalmente os iniciantes, não dão a devida importância pra os backlinks, esses que por sua vez são como nóticias para o marketing digital, é importante pensar neles como um ICD que deve ser rastreado.

Perceba seu funcionamento:

backlink
Imagem via Pixabay

Eles realmente são importantes para a métrica de conteúdo, vamos analisar um pouco mais sobre isso:

Backlinks, links de entrada ou até mesmo links de sentido único são links de um site que apontam para outro site. Os principais mecanismos de pesquisa consideram os backlinks como uma votação para uma página específica. As classificações de uma página aumentam quando elas possui muitos links de relevância apontando para sua página. 

Dica: Não adianta links de sites de baixa relevância apontando para o seu site, se o seu site recebe consideração de um site de alta relevância, então o link também passa a ser relevante.

Quando você tende a publicar ótimos conteúdos, outros produtores de conteúdo tendem a apontar um link para seu site. É importante que seus conteúdos tenham alta qualidade e relevância, dessa forma outras pessoas considerarão eles como exemplo.

Quando você posta comentários em sites de relevância, você tem a oportunidade de criar um backlink, sempre nas caixas de comentários, há um espaço para você postar um link de seu conteúdo que tenha relação com o conteúdo comentado.

Dica: Cuidado com spam, não pratique isso, prejudica e muito a qualidade do seu link.

ICDs de marketing de conteúdo para receita e ROI

Quem é que não gosta desse assunto, o final de todo o trabalho e pensado em um ROI de qualidade, é para isso que usamos o marketing digital.

Se os ICDs de marketing de conteúdo sugerem o ROI, dando a entender que é necessário o aumento de tráfego, então sua estratégia de marketing deveria focar nesse ponto.

O marketing de conteúdo pode gerar uma ótima receita para seu empreendimento digital, vejo cada conteúdo como um soldado trabalhando para defender seu negócio e manter ele ativo. : )

13. Gerando Leads

Um lead é alguém que futuramente pode se tornar um cliente, quando alguém entrega a você informações de contato em troca de algo, essa pessoa passa a ser um lead que ainda não é necessariamente um cliente.

Lead também é um ICD de marketing de conteúdo e posso te afirmar que é de suma importância considerar ele, é desse ponto em diante que suas vendas podem ou não acontecer.

Entendendo um pouco mais:

  • Você cria um conteúdo de alto valor
  • Você conquista backlinks e gera uma ótima classificação
  • O tráfego começa a acontecer
  • Compartilhamentos, comentários, likes, tudo isso gera tráfego
  • Uma porção bem pequena de tudo isso se tornam seus  leads.

Mas não é a pequena soma que conta, o que conta é a qualidade desse público, são eles que podem refletir em seu ROI, gerar o financeiro de seu negócio online, é para ele que tudo é feito.

Como então podemos aumentar a quantidade de nossos leads e além disso, que sejam de qualidade, que tenham mais chances de se tornarem clientes:

  • Um pop-up de inscrição que proporciona entrega de conteúdo exclusivo
  • CTA: Chamada para uma ação por todo o seu conteúdo
  • Uma página de contato que seja fácil de ser encontrada
  • Caixas que levam a página de captura
página de captura
Exemplo de página de captura

Um com CTA pode levar as pessoas a se interessarem por seu conteúdo e se inscreverem em troca de algo de valor, dessa forma elas entregam a você o contato delas.

Por isso que é importante saber quais dos seus conteúdos estão gerando mais leads e essa métrica de ICD do marketing de conteúdo ajudará você a gerar ainda mais leads no futuro.

Com o Google Analytics você poderá medir tudo isso, saber qual é o conteúdo mais acessado, de onde vieram os acessos e outras informações importantes, é preciso mensurar tudo isso, não basta apenas criar conteúdo.

14. Leads convertidos

Mesmo que Leads gerados sejam um ICD de marketing de conteúdo relevante, nós ainda temos mais a frente para resolver, é preciso gerar leads convertidos, o seu faturamento depende disso.

Quantos de seus leads se transformaram em clientes, rastreando o quando foi gerado e o quanto foi convertido é uma métrica importante.

As taxas de conversão podem variar muito, considere uma média de 2% uma boa taxa de conversão, isso significa que essa é a taxa de leads que se tornaram clientes.

Após seu lead se tornar cliente, ainda não acabou, existem processos importantes em outras etapas para manter esse cliente ativo.

ICDs leads convertidos
Imagem via WordStream 

Para aumentar a conversão, é preciso uma série de testes, ofertas, CTAs, é testando e retestando suas estratégias de comunicação que você entenderá o que fazer para aumentar a conversão.

  • Gerando mais leads, você terá mais conversão
  • É preciso gerar tráfego para aumentar os leads
  • Quanto mais conteúdo de valor + tráfego + backlinks + compartilhamentos

É preciso consistências e uma boa grade na publicação de conteúdo, manter a grade também e importante, é preciso manter toda a estrutura bem alimentada, para que os pilares possam funcionar. Cada ICD de marketing de conteúdo tem papel importante em suas estratégias.

15. ROI

Qual é o valor pago por cada lead que você converteu, qual é o custo de cada lead convertido em um único mês?

Veja essas etapas:

  • O custo de produção de conteúdo
  • O custo para promover seu conteúdo
  • Despesas paga a profissionais
  • Ferramentas de SEO

Esse será seu ROI de marketing de contúdo

Use os ICDs para analisar se o ROI é o esperado, caso contrário reveja tudo e procure adaptar sua estrutura para gerar um ROI de qualidade.

O ROI do marketing de conteúdo deve ser de suma importância par seu negócio online, quando você perceber que tem um resultado interessante, procure melhorar e manter o resultado já alcançado.

Como melhorar o ROI:

  • Eu geralmente recomendaria a publicação de conteúdo com uma média entre 3500 a 5000 palavras toda semana, isso gera leads.
  • Gere backlinks orgânicos e pagos.
  • Publique tópicos importantes para seus leitores, entregue algo que eles querem consumir.

Conclusão

Se você observar os ICDs, já será um bom começo, basta manter o rastreamento e as melhorias que essas métricas apontam para você. Essa deve ser sua estratégia de marketing de conteúdo.

Uma das ferramentas que eu mais utilizo para mensurar os meus projetos online é o Google analytics, mas existem outras.

Faça uma analise mensal, melhorando suas estratégias de marketing de conteúdo + SEO + Relevância + Palavras-chave e mantenha isso como parte de seu trabalho, mensurando resultados e melhorando o que é preciso.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a pelo menos entender a importância de mensurar seu marketing de conteúdo para futuramente gerar mais leads, depois mais conversão e finalmente um bom faturamento. : )

Se houver alguma dúvida ou quiser comentar abaixo, eu ficarei feliz em responder, afinal estou aqui para te ajudar.

Edson Camacho

Siglas:

ROI: ( Return on Investment ) Retorno sobre o investimento

ICD: Indicadores chave de desempenho

CTA: ( call-to-action ) Chamada para uma ação

CTR: ( Click Through Rate ) Taxa de cliques

tráfego com marketing digital no telegram